ESPECIAL – Paróquia Cristo Libertador participa da Romaria em Vila Pia com paróquias do Setor IX.

Sete horas da manhã de domingo (22 de outubro – Dia das Missões) muitos poderiam estar dormindo, mas este dia especial foi marcado para os paroquianos da Cristo Libertador que saíram em vários veículos rumo a Missão na Vila Pia, comunidade localizada a 53 km de Rio Branco na estrada de Boca do Acre, para participação da Romaria de Aparecida. A programação faz parte do Centenário da Diocese de Rio Branco.

Uma experiência única que contou com uma carreata saindo do centro paroquial com uma média de 60 pessoas somente da Paróquia que marcaram presença neste gesto singelo de fé e devoção a padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.

+ Para conhecer a história de Nossa Senhora Aparecida: clique aqui;

A Romaria em Vila Pia contou com a presença de mais 4 paróquias, além da Sociedade Lar dos Vicentinos.

Após uma hora de viagem, os romeiros da Cristo Libertador chegaram ao destino e se juntaram aos demais para inicio da programação.

A programação deu início com uma procissão de aproximadamente 600 metros até a igreja. O percurso foi realizado com orações, músicas e algumas paradas onde aconteceram encenações dos milagres de Nossa Senhora Aparecida.

dona-zeca

Mesmo com o grande calor e debaixo de bastante sol, os romeiros seguiam cantando e rezando, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

No meio da multidão, encontramos a senhora Maria José de Souza, conhecida como Dona Zeca, que comentou sobre a importância da participação deste momento para fortalecer a fé:

“A gente ver que a fé dos cristãos católicos são viva. É uma caminhada muito bonita e sabemos que não podemos perder a esperança e sim confiar no pai e em Jesus Cristo que nos leva até o Pai”, disse Dona Zeca acrescentando ao ser questionada sobre o calor. “Calor? Jesus é a nossa força, Deus é o guia e Nossa Senhora, nossa mãe protetora”.

Após a caminhada, os romeiros participaram da Santa Missa no Santuário de Aparecida – localizado na Vila Pia – presidida pelo Padre Leôncio Asfury,  pároco da Cristo Libertador, e foi co-celebrada pelo jovem Padre Vilk, da paróquia São Paulo Apostolo, Frei Antônio, da paróquia São Peregrino, e os diáconos Bosco e Miranda.

Com muita animação, a Missa marcada por um momento de louvor antes do seu início e em seguida a recepção da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os pedidos realizado pelos fiéis que passaram pelo santuário entrou carregado numa barca. Ainda, durante a procissão de entrada, cada paróquia presente apresentou um símbolo representando a paróquia.homilia

Durante a homilia, Frei Antonio citou o exemplo de Maria para sermos uma igreja em saída, que possamos estar de coração aberto a Deus e aos irmãos, em especial aos necessitados, aos excluídos, que possamos levar a vida a essas pessoas, e sermos evangelizadores da boa nova.

A programação se encerrou com o almoço no espaço de lazer da igreja e os romeiros puderam conhecer mais o Santuário e a trilha.

Missão em Vila Pia

A missão em Vila Pia faz parte da programação do Centenário da Igreja Local (Diocese de Rio Branco) e foi um projeto elaborado pelo Bispo Diocesano Dom Joaquín Pertinez no qual para celebrarmos o ano mariano e em comemoração aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, escolheu a comunidade que é o Santuário Oficial de Aparecida da Diocese.

O projeto da Romaria está acontecendo por regional e o domingo foi do setor IX que é composto pelas paróquias: Cristo Libertador, São Peregrino, São Paulo Apostolo, São Filipe Apostolo e Nossa Senhora de Fátima – Transacreana.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

romd

A construção do Santuário de Aparecida foi idealizado por um padre haitiano, que por ali passou realizando seus trabalhos, visitando as famílias e tinha o sonho de tornar a comunidade um santuário. Há 5 anos é considerado oficialmente o Santuário de Aparecida da Diocese de Rio Branco e a festa da padroeira  em sua vigésima edição reúne aproximadamente 4 mil fiéis, segundo a coordenação.

Além do santuário, a comunidade que faz parte da quase-paróquia Sagrado Coração de Jesus está construindo uma trilha em uma mata nos fundos da igreja, onde se possa recordar os tempos antigos e as histórias dos seringueiros. Durante o percurso de 15 minutos é possível ver árvores típicas da região, como a seringueira, casa do seringueiro, defumador de borracha e  desfrutar do ar puro da natureza.

O Santuário é conduzidos pelas Irmãs Angelica e Izabel, ambas fazer partem da Irmandades da Josefinas.

+ Para ver mais fotos, acesse nossa página no Facebook.

Fotos: Kelton Pinho
Redação: Kelvin Pinho e Fabiola Pereira

http://www.pcl.org.br/wp-content/uploads/2017/10/aparecida.jpghttp://www.pcl.org.br/wp-content/uploads/2017/10/aparecida-150x150.jpgFabiola PereiraDESTAQUEDiocese de Rio BrancoFotosNoticiasParóquiaCentenário,Diocese,Maria,Missa,Missão,Romaria,São Filipe,São Paulo Apóstolo,São Peregrino,Vila Pia
ESPECIAL - Paróquia Cristo Libertador participa da Romaria em Vila Pia com paróquias do Setor IX. Sete horas da manhã de domingo (22 de outubro - Dia das Missões) muitos poderiam estar dormindo, mas este dia especial foi marcado para os paroquianos da Cristo Libertador que saíram em vários veículos rumo...