Os jovens da paróquia Cristo Libertador participaram nas equipes de trabalho na última edição do 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), entre os dias 7 e 14 de janeiro, na Universidade Federal do Acre (Ufac). No total, 12 jovens contribuíram em 4 equipes do Encontro.

A juventude da Cristo participou nas equipes de Comunicação (Kelton Pinho e Moani Lopes), Hospedagem (Jucimar Lira), Missão e Inseção Sociocultural (Gladysson Matheus, Dlissandra Rayelle, Emylaine Oliveira, Wander Barros, Lansdelon Silva e Luana Rodrigues e Naiely Castro), Bem-Estar (Luana Silva) e Animação e Cultura (Jadson Sousa).

Equipe de Missão e Inserção Sociocultural contou com sete jovens da Cristo (Foto: Arquivo pessoal)

Equipe de Missão e Inserção Sociocultural contou com sete jovens da Cristo (Foto: Arquivo pessoal)

O coordenador paroquial da Pastoral da Juventude (CPPJ), Gladysson Matheus, foi escolhido para ser referencial local da equipe de Missão e Inserção Sociocultural, que tinha o objetivo de definir pontos de missão e passeio para os delegados (as) do Encontro. Segundo ele, quando surgiu a proposta, pensou em não aceitar, mas respondeu positivamente a responsabilidade nele atribuída.

“Foram duros dias de reuniões e de esclarecimentos sobre o que deveria ser feito, uma vez que não havia documento algum de encontros passados com um roteiro a se seguir para pelo menos nos nortear a respeito do início do processo”, contou.

A equipe tinha responsabilidade de formular o roteiro de missão, pensar na metodologia de divisão e buscas contatos com os locais de missão e de passeio. Segundo Gladysson, o resultado final foi motivador para ele.

“Ver o Brasil com o coração aconchegado após ir ao encontro de Jesus na penitenciária, nas periferias, às margens do rio e nas zonas urbanas da terra do Txai foi, sem dúvida, a sensação mais motivadora e a cena mais bonita que já vi”, concluiu.

A CPPJ, Moani Lopes, que já colaborou no Grupo de Trabalho (GT) Teias da Comunicação, participou da equipe de comunicação, ajudando nas redes sociais da PJ. Segundo ela, a experiência em participar do ENPJ trabalhando foi positiva.

Jovens participaram da equipe de comunicação do Encontro (Foto: Arquivo pessoal).

Jovens participaram da equipe de comunicação do Encontro (Foto: Arquivo pessoal).

“Poder contribuir com um Encontro dessa magnitude é muito gratificante. Vê que temos rostos jovens em todo o Brasil contribuindo para o bem e que falam da Pastoral com um brilho no olhar e um orgulho enorme, ver que o esforço de cada um ao final do evento valeu a pena traz um sentimento de gratidão”, avaliou.

Jucimar Lyra, CPPJ, foi convidado para ser referencial da paróquia na equipe de hospedagem. Segundo ele, foi muito bonito acolher e ajudar as delegações na estadia na casa das famílias que frequentam a paróquia.

“Quando eu comecei a ter os primeiros contatos com esses jovens foi algo incrível. Não conhecia ninguém, só falavamos pelo Whatsapp. Criei vínculo com a chegada deles aqui nas nossas terras, tive as primeiras emoções em organizar e entregar nas suas devidas famílias. Foram dias em que nos tornamos amigos, irmãos, companheiros e família”, afirmou.

O próximo ENPJ acontecerá em 2021, algum estado que será definido posteriormente.

Por Kelton Pinho

http://www.pcl.org.br/wp-content/uploads/2018/01/eb91df3c-4eb2-4d12-bcfa-e8fc83ed6aa4-1024x768.jpghttp://www.pcl.org.br/wp-content/uploads/2018/01/eb91df3c-4eb2-4d12-bcfa-e8fc83ed6aa4-150x150.jpgKelton PinhoNoticiasPastoral da Juventude (PJ)Cristo Libertador,Juventude
Os jovens da paróquia Cristo Libertador participaram nas equipes de trabalho na última edição do 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), entre os dias 7 e 14 de janeiro, na Universidade Federal do Acre (Ufac). No total, 12 jovens contribuíram em 4 equipes do Encontro. A juventude da...